quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

A música na igreja por C.S. Lewis


Há duas situações musicais nas quais eu creio que a benção está presente. Uma delas acontece quando um sacerdote ou organista, ele próprio uma pessoa, treinada e de gosto refinado, de forma humilde e carinhosa, sacrifica seus próprios anseios – todos esteticamente corretos – e entrega ao povo uma porção mais humilde e simples, crendo que, assim, conseguirá levá-los para mais perto de Deus.A outra situação ocorre quando outra pessoa, totalmente ignorante em termos musicais e artísticos, ouve humilde e pacientemente uma obra que é incapaz de apreciar por inteiro, crendo que, de alguma forma, ela glorifica a Deus. Caso não edificar aquele ouvinte inculto, ele assume que a falha deve estar nele, e não no executante.Nem o erudito nem o ignorante devem se desviar desse caminho. A música terá sido um canal da graça para ambos; não a música que os agradou, mas aquela que os desagradou. Ambos sacrificaram e ofereceram seus gostos no mais profundo dos sentidos.Mas no lado oposto dessas situações, quando o músico se enche de orgulho de suas habilidades ou é contaminado pelo vírus da emulação e olha com desdém para a congregação que não apreciou seu desempenho, ou ainda quando o inculto se fecha em sua ignorância e conservadorismo, olhando, com a hostilidade típica do complexo de inferioridade, para todos aqueles que desejam melhorar seu gosto – aí, então, podemos estar certos de que tudo o que ambos ofereceram não é abençoado, e que o espírito que os motiva não é o Espírito Santo.

*Clive Staples Lewis, foi um dos maiores escritores de todos os tempos, tendo deixado uma grande coleção de livros escritos, entre eles podemos destacar uma das fábulas que fez mais sucesso no mundo inteiro, não só no meio cristão mas também, ou principalmente no meio secular que são os 7 livros de As crônicas de Nárnia. C.S Lewis morreu em 1963.


1 comentários:

NoSrEmE KsAdO disse...

O musico e instruido a levar o povo mais perto d Deus e induzilas a isso c seus louvores, imagine como seria a vida sem a musica poderia ser fria e sem cor sem jeito sei la rsrs
A musica eh um ritmo q leva nos a pensar longe e faz lembrar d varios moments